Quem somos

Otávio Urquiza

Arquiteto e urbanista – 1983 UNISINOS/RS –  Em 1992 forma-se em Permacultura com Bill Mollison e Scott Pittman e a partir deste momento assume a Permacultura como o maior instrumental da civilização para a sustentabilidade, fundindo ecologia, cooperativismo e cultura na sua mais ampla expressão. Otávio Urquiza Chaves,  Curitibano, trabalhou muitos anos no Rio Grande do Sul, onde também se formou. Prêmio Ecologista do Ano José Lutzemberger em 2006 de Porto Alegre, participante no TEDx Porto Alegre, além de outros prêmios nacionais e internacionais, volta a Curitiba onde nasceu como arquiteto em 1975 em uma visita ao IPPUC, quando tinha 19 anos. Hoje produtor de Ecoovilas Urbanas, sua cidade natal, reconhece que a região passa por um momento muito propício para empreendimentos ecológicos e sustentáveis. Reconhecido pela imprensa Gaúcha como o “Arquiteto do Lápis Verde”e  “Arquiteto do Bem Viver” é identificado com o movimento das Cidades do Bem Viver na Itália – Cittáslow. Propõe em seus projetos como metodologia de rede e paradígma para a década em movimento, a “Biologização da Vida”, uma contagem regressiva desde os 5 Sentidos à Emissão Zero de poluentes, projetando residências onde crianças e idosos convivem harmoniozamente com rica fauna e flora em ambiente educador e inspirador.

 

 

Luiz Fernando Gomes Braga 

Arquiteto e Urbanista CAU A77118-0 – Planejador Urbano e Territorial desde 1983 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC. Atuou na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense – Colit, no Conselho da Cidade de Curitiba – Concitiba e Prefeituras.

 

 

 

Contrate nossas PALESTRAS e dissemine a Permaculura e nossas contribuições às soluções para nosso planeta…

 

 

Empreendimentos Integrais / Sociedades Sintrópicas

Projetamos centros de convívio ecologicamente concebidos e projetados a partir da Permacultura – Culturas Permanentes, maior e mais amplo instrumental tecnológico para a sustentabilidade econômica, ecológica e cultural, visto como Estruturas Visíveis e Invisíveis. Entendendo como Estruturas Visíveis as regiões, cidades e aldeias bem como a paisagem, infraestrutura e edificações. Compõem as Estruturas Invisíveis as formas de organização social, econômica e financeira, promovendo a cultura como expressão dos grupos e povos, no mais amplo sentido, conquistando longevidade. A Sintropia promove a aceleração da produtividade com base na interdependência biológica nos ciclos da floresta. Nas práticas agroflorestais, na “rebiologização” dos espaços edificados (edifícios e paisagens) e na organização das sociedades, grupos e povos. Isto é Permacultura. 

Instituições nacionais e internacionais conspiram por um caminho integral e responsável sob os aspectos econômicos, culturais, ambientais e de promoção social. São exemplos: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS , Pacto Global e Habitat III da ONU, Encíclica Laudato Si e Cidades do Bem Viver / Cittás Low.

Alinhados a estas instituições, construímos nossos projetos e responsabilidades.