
Blog
Arquiteto Otávio Urquiza fala sobre sustentabilidade
Na última sexta-feira (14), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim recebeu o arquiteto Otávio Urquiza para palestrar sobre o tema “Sustentabilidade: moda ou condição civilizatória”. Considerado o pioneiro no termo “paisagismo produtivo”, Urquiza é um dos fundadores e responsável técnico da Cooperativa de Trabalho Transdisciplinar ArcooLtda responsável pela construção das Ecoovilas 1 e 2 ( a ser executado) , condomínios localizados em Porto Alegre, concebidos e executados segundo critérios ambientalmente sustentáveis. Em 2006 Urquiza recebeu o Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger. Em sua passagem pela UFFS Urquiza concedeu uma entrevista onde falou sobre seu trabalho ligado a construções sustentáveis.
1) Com que objetivo foi criada a Cooperativa de Trabalho Transdisciplinar Arcoo?
Foi criada em 1992 como um instrumento de diversos profissionais das mais variadas
formações, arquitetura, engenharia ambiental, biologia, psicologia, direito, administração e outras, para gerar trabalho através da produção de ecoovilas, ou condomínios autosustentados.Em 2000 é criado o Setor de Habitação como um berçário para moradores. Em 2001 é criado o segmento de Trabalho de Obra, a maior e mais motivadora experiência para a construção das casas, infra-estrutura e jardins com tecnologias apropriadas.
2) O que são as Ecoovilas?
São conjuntos habitacionais inteligentes com casas autônomas, infra-estrutura ecológica e paisagismo produtivo, todos projetados de forma interdependente, para um menor custo de produção e manutenção, resultando em um habitat rico em educação ambiental, fauna e flora.
3) Quais os principais benefícios de se morar em uma Ecoovila?
Motivação e aprendizado familiar, baixo custo de manutenção, conforto inverno e verão, contribuição com a melhoria de vida no planeta
4) Quando o senhor passou a se interessar por práticas cooperativistas e ecológicas?
Comecei e me interessar durante a década de 70 quando percebia que o rumo de destruição do planeta, os paradigmas da indústria e das instituições eram de competição e sem visão de longo prazo.
5) O senhor acredita que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais da necessidade de se ter um estilo de vida mais sustentável?
Sim, acredito, o paradigma civilizatório está posto cada, mas, líderes industriais, do comércio, do estado, incorporam a cada dia a expressão Sustentabilidade, algumas de forma equivocada, mas de modo geral refletindo a mudança necessária.
6) Quais são os fundamentos para a construção de uma vida mais sustentável?
– Nos sentir na responsabilidade de melhorar a vida de todos e compreender a interdependência dos fatores – somos todos cooresponsáveis;
– Consumir de forma coerente eliminando o máximo os resíduos gerados;
– morar em habitats que sejam construídos com critérios de menor impacto e consumo;
– Utilizar o sol, o vento, a água e a natureza como recursos solidários e interdependentes;
– Diminuir o consumo de combustível fóssil de forma significativa;
– Alimentar-se com produtos puros e sem embalagens;
– reciclar de forma simples nossos resíduos orgânicos dando destinos para a natureza agradecer;
– reproduzir animais importantes para os ciclos biológicos – ter menos cães e gatos;
– ouvir músicas com qualidade suficiente para que nos deixem perplexos e motivados;
– Fazer algum tipo de arte;